Semtur auxilia no cadastro do Mapa Cultural e no ID Cultura
Atenção artista, produtor ou profissional da cadeia produtiva cultural do Espírito Santo, você já se inscreveu no Mapa Cultural e no ID Cultura? Para quem ainda não conseguiu realizar a inscrição, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur) da Prefeitura de Aracruz está atendendo ao público interessado, mediante agendamento prévio através do telefone (27) 3270-7076 ou pelo whatsapp no telefone (27) 9 8809-6165. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira das 9 às 12h e das 13 às 17h, na sede da Semtur, localizada à Rua Zacarias Bento Nascimento, nº 167, Centro, Aracruz.
Segundo a secretária da Semtur, Flávia Candida, o ID Cultura é um dos documentos que garantem a comprovação de inserção do indivíduo na área cultural e que permite a inclusão desses profissionais no Mapa Cultural do Espírito Santo, instrumento que atua como um canal de divulgação dos trabalhos dos profissionais da área. “Esses mecanismos ajudam o poder público na tomada de decisões na hora de implementar políticas públicas e desenvolver ações de fomento ao setor". Para se cadastrar no Mapa Cultural é necessário ter o ID Cultura.
Os principais objetivos desta plataforma são a promoção da integração, o cadastro e a autenticação do cidadão junto às ferramentas e os serviços digitais dos órgãos governamentais, facilitando o relacionamento da pessoa física com o poder público. “O ID Cultura poderá criar facilidades futuras para utilização de serviços disponíveis em diversos órgãos relacionados (federais, municipais, e estaduais), entre eles, a participação em editais de fomento, chamamentos públicos e o acompanhamento de processos”, informa o turismólogo da Semtur, Fernando Rocha Lacourt.
Segundo o especialista, a ferramenta do Mapa Cultural possibilita contabilizar quantos eventos, agentes, espaços e projetos estão cadastrados. A busca também é possível através da determinação de um raio de alcance que pode ser facilmente traçado no mapa geográfico. “Com base nesse recurso, hoje existem: 0 eventos, 28 espaços, 140 agentes, 1.379 projetos cadastrados. Lembrando que essas informações são coletadas adotando raio de alcance geográfico. Algumas áreas não pertencentes ao município poderão ser incluídas na contabilidade”.
Todo o processo de registro dessas ferramentas é efetuado através da internet. “O cadastro pode ser realizado a qualquer instante e em qualquer lugar que possua acesso à internet. Para o Mapa Cultural é só acessar www.mapacultural.es.gov.br e para o ID Cultura o link é www.id.cultura.gov.br”, disse Fernando.
O artista visual plástico Sebastião Fonseca, 70, morador de Itaparica, Santa Cruz, comenta que ainda não se inscreveu nas plataformas, mas pretende fazer. “Acho interessante que o município saiba da minha existência. Como morador acho que tenho o direito e dever de ser parte desse Mapa”, avaliou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento