PMA pede à SESA revisão de classificação de risco de Aracruz

Com o objetivo de solicitar a revisão da classificação do município de Aracruz no Mapa de Gestão de Risco para Covid-19, o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri e a secretária Municipal de Saúde, Clenir Sani Avanza, se reuniram esta semana com o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em Vitória (ES). A reunião contou ainda com a presença do subsecretário de Estado da Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e a participação do gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso.
Conforme classificação do Governo do Estado, a partir da Nova Matriz Ajustada do Mapa de Gestão de Risco publicada pela SESA em 18/07, o município de Aracruz se posiciona dentro do alto risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19).
O prefeito e a secretária defendem a redefinição da classificação para risco moderado em decorrência de diversas particularidades regionais apresentadas pela cidade. Uma delas é a presença de uma população flutuante que se desloca, diariamente, de seus municípios de origem em direção a Aracruz para trabalhar nas empresas locais. Na avaliação dos gestores municipais, este deslocamento é um dos dados que poderia estar contribuindo para diminuir a taxa de isolamento social registrada no território aracruzense, um dos critérios analisados na matriz de risco.
Além do pedido de revisão da classificação de Aracruz dentro do Mapa de Gestão de Risco para Covid-19, os mesmos buscaram flexibilização das restrições estaduais no município por estar classificado na categoria de risco alto. Os gestores solicitaram essa flexibilização também em razão das especificidades regionais entre os distritos, o litoral e a Sede, que se encontram distantes entre si e se diferenciam da realidade mais urbana da região metropolitana.
Na área mais rural, por exemplo, o cidadão trabalha no campo durante quase todo o dia e somente após as 16 horas consegue ter tempo para suas necessidades básicas de compras. No entanto, de acordo com atual decreto estadual, os municípios classificados como de alto risco só estão autorizados a funcionar das 10 às 16h, de segunda a sexta-feira, em sistema de rodízio dos segmentos comerciais. Deste modo, o governo municipal defende o funcionamento de todos os setores comerciais, ainda que em risco alto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Durante a reunião, a equipe da SESA ouviu as reivindicações, esclareceu toda a metodologia de aplicação da matriz de risco e se comprometeu em avaliar o quadro epidemiológico de Aracruz. “Há uma previsão de que, encerrando os casos ativos da semana epidemiológica, é muito possível que o município de Aracruz já saia do risco alto a partir da próxima semana. É necessário, então, seguir acompanhando a evolução dos casos novos e do encerramento de outros ativos no município para poder confirmar. Há uma tendência muito grande de o município retornar ao risco moderado caso consiga encerrar os casos”, informa Nésio Fernandes.
Para o Prefeito Jones Cavaglieri, a reunião foi produtiva. “O secretário e o subsecretário de estado participaram e se mostraram sensíveis em relação à revisão do mapa de risco em Aracruz. Com as informações que coletamos no município, entendemos que, se a revisão dos dados for feita, como foi prometido, nós deveremos sair do quadro de alto risco para o moderado”, destaca. Para tanto, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concentrou esforços para atender as adequações propostas pela SESA de modo a demonstrar a realidade da saúde do município e, consequentemente, sair da classificação de risco alto para a classificação de risco moderado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana