A força e diversidade da Agricultura Familiar local na 24ª Expo Aracruz

Publicado em: 06 de agosto de 2023
Texto: Luã Quintão Clacino Rangel
Imagem: Humberto De Marchi
A força e diversidade da Agricultura Familiar local na 24ª Expo Aracruz


As grandes goiabas de Cachoeirinha do Riacho, o feijão que é colhido em Três Irmãos, Cupuaçu de Córrego Alegre, milho de Jacupemba e abacaxi cultivado em Córrego d’Água. As produções da agricultura familiar aracruzense estão presentes na 24ª Expo Aracruz e evidenciam a potência deste setor no município. 

Frutas, legumes, hortaliças, o mel e produtos caseiros, como os biscoitos da Cooperativa da Agricultura Familiar de Aracruz (CAF) demonstram o quão diversa é a produção local. A banana e o mamão, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), têm sido destaques nas lavouras. São 250 hectares de área plantada de mamão em Aracruz, comumente utilizada consorciada ao café conilon. A produtividade chega a 80 toneladas de mamão por hectare. 

Já a banana está presente em 120 hectares de área plantada e são aproximadamente 1.350 toneladas produzidas. Ambas culturas, de acordo com o Incaper, possuem ampla finalidade, participando desde a base alimentar da maioria dos agricultores familiares até o atendimento do mercado internacional. 

Outro destaque é a mandioca da variedade crioula que impressiona pelo tamanho. Foram dois anos de cultivo, em consórcio com cacaueiros, para que a mandioca ficasse maior do que o tradicional. 

O cacau também tem sido destaque nas lavouras aracruzenses. Aproximadamente 150 propriedades têm cultivado cacaueiros. O incentivo vem do Viveiro Público de Aracruz, através de um programa municipal de fomento à produção. São mais de 100 toneladas produzidas e 24 hectares de área plantada. 

A 24ª Expo Aracruz teve início na última quinta-feira (3) e termina neste domingo (6), no Parque de Exposições Rubens Pimentel. A entrada é gratuita. 

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: