Alteração na Lei facilita processo de imunidade do IPTU para templos religiosos em Aracruz
Uma alteração no Código Tributário do município, através da Lei 4564, tornou mais fácil o processo para que templos de qualquer culto solicitem imunidade do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Aracruz. O texto foi sancionado em dezembro do ano passado pelo prefeito Dr. Coutinho. A mudança está no artigo 256, que descreve as exigências para requerer a imunidade do IPTU.
Antes, igrejas e outros espaços religiosos deveriam apresentar uma série de documentos e certidões para terem acesso ao benefício. Agora, templos religiosos de qualquer culto ficam dispensados dessas exigências. Outra mudança é em relação ao período de renovação do benefício, que passou de dois para seis anos. Já o pedido para solicitar imunidade deve ser feito antes do vencimento da primeira parcela do IPTU.
O secretário de Finanças da Prefeitura de Aracruz explica que as igrejas tinham dificuldade para reunir documentos, como a demonstração de dados e declaração da Receita Federal, o que muitas vezes inviabilizava o acesso ao benefício. A mudança na Lei, no entanto, surgiu diante da necessidade de tornar mais acessível o processo e ainda para ampliar a abrangência da imunidade do tributo.
“Outra mudança é em relação ao período de renovação do benefício, que passou de dois para seis anos. Todas essas medidas foram pensadas para garantir o acesso à imunidade do IPTU aos templos religiosos. Nossa gestão identificou que a relação de exigências engessava o processo. Agora, a expectativa é que mais igrejas consigam aderir ao benefício e que ele seja ampliado a todos os distritos de Aracruz”, destacou Geraldo Magela.
“As igrejas são espaços importantes para milhares de pessoas e cumprem um papel humanitário na sociedade. Essas instituições geram oportunidades, acolhem, ajudam àqueles que mais precisam. Nosso objetivo com essa medida, além de facilitar o acesso a esse benefício, é ajudar na economia das igrejas de Aracruz. Tenho certeza que os valores economizados serão aplicados para o bem”, disse Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento