Alunos da Rede Municipal de Ensino se destacam e inspiram colegas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vem desenvolvendo uma série de ações com o propósito de preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino quanto ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a ser realizado nos meses de outubro e novembro deste ano. Dentro dessas ações, há um conjunto de provas externas em larga escala, que acontecem periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para as turmas de 2º, 5º e 9º anos, avaliando a qualidade do ensino ofertado no país.
Desta forma, o Plano de Intervenção “Prepara Saeb” 2023 oferece simulados preparatórios, visando levantar dados e averiguar as principais habilidades em que os estudantes demonstram dificuldades. Também são feitas visitas técnicas para atender as turmas alvo, prevendo ações de curto, médio e longo prazo. Do mesmo modo é feito um Diálogo Virtual com os estudantes, canal este que possibilita ouvir cada um por meio de seus relatos. Com esse plano, os educadores, estudantes, familiares e toda comunidade escolar são mobilizados em prol da aprendizagem e apresentação de bons resultados, intensificando ações efetivas, realizadas em rede.
Dentre os relatos feitos, os estudantes Cauã César Pereira Faustino (CMEBTI Esther Nascimento dos Santos), Ryan Gabriel da Costa Magalhães (Emef Ezequiel Fraga Rocha) e Jeniffer Stefany Martins Cavassani (Emef placidino passos), se destacaram e estão inspirando e motivando seus colegas a estudarem e conseguirem melhores resultados.
Cauã é reconhecido pelos funcionários da escola como uma pessoa educada, respeitosa, solidária e simpática que conversa com todos. Na vida acadêmica é visto principalmente por se dedicar aos estudos, tendo boas notas, demonstrando interesse em aprender e sendo bastante participativo. Como um protagonista nato, ele é comunicativo e sempre está empenhado em ajudar aos que têm mais dificuldades, demonstrando muita liderança, e por isso, sendo uma referência para os demais da escola de forma geral. “Eu me vejo como uma pessoa sociável e que gosta de ajudar mesmo quando não tem domínio do assunto, pois ao tentar ensinar sempre acaba aprendendo algo”, disse.
Ryan é um menino com uma maturidade admirável, no que diz respeito à construção do conhecimento, em especial na área de linguagem, pois os textos que produz encanta pela facilidade com que os faz, respondendo a questões relacionadas a filmes e textos vistos, e também pela forma com que se posiciona em debates ou conversas direcionadas. Percebe os mínimos detalhes e capta a mensagem com precisão. As Professoras de Língua Portuguesa costumam dizer que seus textos parecem de nível superior.
Também se destaca no raciocínio lógico-matemático e participa dos Aulões de Matemática do curso preparatório Ifes. “Meu compromisso é superar a mim mesmo no campo mental, o que me move quando se trata de estudar. Falhei diversas vezes quando não acertei uma questão, quando não cumpri uma atividade, mas utilizo aquilo que me deixa ‘negativo’ para alcançar a minha melhor versão ‘positiva’. Refletindo sobre os meus resultados, creio que a persistência em não errar é o que sempre me faz melhor em notas e evoluir em conhecimento. Estar acima da média é algo que pode te sabotar quando martela em sua mente, mas estar abaixo dela é o que te impede de prosseguir rumo a um futuro melhor. Minha crença final é que você deve se esforçar e treinar suas capacidades em diferentes áreas do conhecimento, e que aquilo que te causa dor de cabeça em qualquer matéria, é no que você deve se destacar”, pontuou.
Já Jeniffer é reconhecida pela dedicação aos estudos, além de ser comprometida com as atividades, pois participa das aulas tirando dúvidas e auxiliando os colegas. Além do compromisso com a rotina escolar, está sempre disposta a novos desafios, como concursos, olimpíadas, Pré-Ifes, entre outros. A escola acredita em seu potencial e está confiante que ela irá longe, assim como outros alunos brilhantes.
“Este ano recebi a oportunidade de fazer um curso preparatório Pré Ifes, e entre poucos alunos, eu recebi a honra de participar desse projeto. Sempre fui uma aluna dedicada aos estudos, preocupada com notas, e acredito que os estudos abrem portas maravilhosas na nossa vida. Desde os dois anos de idade tenho o sonho de me formar em medicina, e para isso, me dedico muito e me esforço para entender as matérias, prestando bastante atenção nas aulas. Meus pais sempre me incentivaram e me apoiaram nos estudos, e com eles, aprendi a tocar instrumentos que abrem minha mente e facilitam o aprendizado de uma forma incrível. Eu acredito no poder do conhecimento”, destacou.
Todos esses relatos demonstram como o Prepara Saeb 2023 vem potencializando o ensino e a aprendizagem dos estudantes, tendo como premissas o desenvolvimento de competências emocionais que despertem maior interesse, motivação e confiança para que assim desenvolvam com êxito os eixos cognitivos que compõem suas matrizes de referência.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica