Aracruz conquista 1º lugar no Índice do Ambiente de Negócios (IAN) Cluster 4 da Findes

Aracruz está crescendo a passos largos e se desenvolvendo economicamente. Na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Dr. Coutinho participou da 4ª edição do Indicador do Ambiente de Negócios (IAN), realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O município apresentou melhor pontuação dentro da categoria e conquistou o 1º lugar no Cluster 4, seguido pelo município de Colatina. O anúncio aconteceu durante o evento na sede da Findes que reuniu diversas autoridades do Estado.
O indicador foi elaborado para analisar os 78 municípios do Espírito Santo e é composto por quatro eixos (Infraestrutura, Potencial de Mercado, Capital Humano e Gestão Fiscal). Divididos em dez categorias, cerca de 39 indicadores individuais agregam o índice, que tem objetivo de fornecer um diagnóstico detalhado da situação do Ambiente de Negócios dos municípios do Espírito Santo e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e na tomada de decisões do setor privado.
Também serve de apoio à elaboração de estratégias para a melhoria da qualidade da gestão pública e como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer a realidade específica do ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo.
“Esse é um índice muito importante para o desenvolvimento do município. Estar à frente de outras cidades mostra que estamos atuando de forma certa. Como balizador, o IAN nos aponta os pontos fortes e fracos e, a partir daí, podemos enfrentar os desafios para fazer de Aracruz uma cidade melhor para se viver. Assim, trabalhamos para evoluir e atuar cada vez mais de forma transparente”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo F. de Azevedo.
O prefeito agradeceu a presidente da Findes, Cris Samoniri, e comemorou. “Para nós, o índice vem mostrar que estamos no caminho certo, além de nos ajudar a buscar uma melhoria contínua para que Aracruz se torne cada vez mais competitiva e tenha um ambiente de negócios muito melhor, atraindo mais investimentos, gerando emprego e renda, entre outros. Estamos planejando a nossa cidade para o futuro, principalmente agora que estamos dentro da área de atuação da Sudene, movimentando a economia do município e trabalhando para que a nossa gente seja mais capacitada e tenha mais qualidade de vida”, comentou Dr. Coutinho.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento
- Abril Laranja: 1ª Cãomiada será no dia 13 de abril
- Gripe: Saúde antecipa Campanha de Vacinação para terça-feira (1)
- Conecta Saúde: Prefeitura lança plataforma que inova e facilita marcação de Consultas
- 177 anos: Aracruz Botecos será realizado do dia 2 a 5 de abril
- Aracruz celebra 177 anos com Desfile Cívico cheio de história e emoção
- Aracruz inicia atendimento por Telemedicina e oferta, inicialmente, três especialidades
- Projeto de expansão da infraestrutura de gás natural é apresentada para Aracruz
- IPTU 2025
- XVI Fórum Estadual Ordinário debate os desafios e caminhos para qualidade e inclusão na educação