Aracruz marca presença na assinatura e lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A professora Vanderleia Suprani, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Samoel Costa, bairro Segato, representando Aracruz, participou nesta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia de assinatura e lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, governadores, secretários estaduais de educação e demais autoridades.
A nova política de alfabetização brasileira terá um investimento de R$ 1 bilhão, em 2023, e de mais R$ 2 bilhões nos próximos três anos. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. Seu objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), além da recomposição das aprendizagens das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
As ações propostas partem de pesquisas realizadas pelo Inep com professores alfabetizadores representantes de cada município do Brasil, que se reuniram por regiões no mês de abril em São Paulo. A professora Vanderleia Suprani destacou a criação dessa nova política de alfabetização e disse como ela vai beneficiar os alunos do município até os oito anos, idade prevista pela BNCC.
“O evento foi a consolidação de uma proposta construída por muitas mãos e muitos entes conscientes de que é necessário investir em ações para a alfabetização até o 2º ano, para que se assegure condições aos alunos de trilharem um caminho de sucesso escolar. É também uma possibilidade de trocas de experiências entre alfabetizadores das diversas partes do país, de revisitar algumas práticas e projetos de sucesso. Me senti muito honrada por representar nossa cidade num evento tão grandioso e promissor para a alfabetização nacional”, disse.
O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, como um marco para a prevenção e erradicação do trabalho infantil (Dia Mundial contra o Trabalho Infantil) e, em 2007 foi estabelecida a mesma data no Brasil, como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Essa nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias