Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional

Aconteceu em Salvador nos dias 19, 20 e 21 de maio, o I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional. O evento foi o último seminário do ciclo regional “Trilhas de Aprendizagem – Intersetorialidade na Educação”, que se iniciou em 2023, pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI).
Aracruz esteve representada pela secretária de Educação (Semed) Jenilza Spinassé e pela Coordenadora do Setor de Intersetorialidade, Giucirlene de Bortoli. Nesses três dias, o evento contou com uma vasta programação, com seis palestras, oficinas e painéis, que debateram temas relacionados às experiências das trilhas de aprendizagem-
"Essas experiências adquiridas por meio da intersetorialidade são mapeadas pelo Ministério da Educação, que por sua vez colocam no centro das atenções diferentes formas de apoio no dia a dia de nossas escolas. Desta forma, nossos estudantes conseguem se manter nos estudos, desenvolvendo integralmente suas trajetórias escolares. Posso afirmar que eventos como estes garantem ainda mais os direitos deles”, disse Jenilza Spinassé.
Para a Coordenadora do Setor de Intersetorialidade, Giucirlene de Bortoli, os três dias de evento foram muito intensos, possibilitando a aquisição de conhecimentos que serão compartilhados junto ao MEC. “Nesta quarta-feira, por exemplo, foi um dia intenso de participação para a escrita de um fascículo de sugestões para o MEC, que ajudará na implementação de políticas públicas voltadas para a intersetorialidade. Conseguimos nos aprofundar em conhecimentos e experiências, e tudo isso serviu como fonte de inspiração”, afirmou.
Os profissionais da educação de todo o país que participaram tiveram acesso a recursos da Plataforma Interações que acolhe as Comunidades de Práticas e o repositório para disseminar o que é feito em cada experiência da Rede de Intersetorialidade com a Educação, com dez núcleos temáticos.
Dentre os principais objetivos do encontro, destaque para a promoção de discussões e o aprofundamento teórico-prático sobre a intersetorialidade nas políticas públicas com a educação; o fortalecimento das as redes de colaboração entre gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil e especialistas de diferentes setores na perspectiva da garantia de direitos, além do compartilhamento de experiências exitosas e desafios enfrentados na implementação de políticas públicas intersetoriais com a educação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito