Aracruz nosso povo, nossa história, nossa cultura: Cmei Crescer intensifica o conhecimento das culturas afro-brasileira, indígena e italiana

Publicado em: 14 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
Aracruz nosso povo, nossa história, nossa cultura: Cmei Crescer intensifica o conhecimento das culturas afro-brasileira, indígena e italiana

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Crescer, bairro de Fátima, realizou nos turnos matutino e vespertino desta quinta-feira (13), a culminância das ações do projeto “Aracruz nosso povo, nossa história, nossa cultura”. Essa ação vem de encontro com a aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na educação infantil, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pois permite que as crianças desenvolvam, desde cedo, a consciência sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação.

Essas leis alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para incluir a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente. “É importante ressaltar que a aplicação dessas leis na educação infantil não se limita à introdução de conteúdos específicos, mas visa promover uma mudança na cultura escolar, criando um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as crianças”, explicou a diretora Sibele Cristina D'Agostini.

Ainda de acordo com a diretora, Aracruz reconhece que é necessário intensificar o conhecimento das culturas afro-brasileira, indígena e italiana. “Nossa escola apresentou brilhantemente uma culminância interna, desenvolvida pelos professores de Arte e Educação Física. Na ocasião, foram apresentadas a dança Maculelê pelo grupo V e a dança da Chuva pelos grupos III. Tivemos também a presença do Mestre Mizinho e de parte do grupo Curumins Guerreiros de Caieiras Velha, que proporcionaram muita interação e alegria, permitindo que todos pudessem apreciar as manifestações culturais e participar espontaneamente”, ressaltou.

Durante o desenvolvimento das ações do projeto, o professor atua como mediador nesse processo de aprendizagem, no qual as relações étnico-raciais na Educação Infantil são desenvolvidas a partir do lúdico. A culminância também contou com belíssimas exposições dessas culturas, que se juntam, se misturam e se completam, mostrando por exemplo, animais africanos, como a galinha da angola, a cor da pele, as culinárias e moradias dos povos originários, a dança da chuva, dentre outros.

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