Carreta do eMuseu do Esporte chega a Aracruz nesta quinta-feira (10)

Publicado em: 07 de novembro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Secom/divulgação
Carreta do eMuseu do Esporte chega a Aracruz nesta quinta-feira (10)

Nesta próxima quinta-feira (10) a carreta do eMuseu do Esporte chegará no município de Aracruz. O veículo trará muitas atrações e histórias sobre as principais conquistas esportivas brasileiras para estimular a prática esportiva e a inclusão. Com simuladores de tecnologia de ponta, os visitantes de todas as idades poderão experimentar a sensação da prática de esportes como canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton, dentre outros. A visitação será gratuita e acontecerá das 10h às 17h na Praça Fruta Pão, localizada na R. Prof. Aparício Alvarenga, 430, em Barra do Riacho, até a próxima segunda-feira (13). A proposta é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e incentivar a prática desportiva para todas as idades, em especial, para pessoas com deficiência.

A carreta itinerante é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em parceria com as prefeituras municipais de várias cidades do Espírito Santo e Minas Gerais. Ela faz parte do eMuseu do Esporte (CLIQUE AQUI), uma plataforma digital para a preservação da história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica.

"A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade, em rede e tecnologia, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Além disso, todas as pessoas podem criar suas próprias coleções gratuitas no portal do eMuseu do Esporte”, explica Bianca Pena idealizadora do eMuseu.

Além dos simuladores de canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton entre outros esportes, a carreta do eMuseu do Esporte transporta o Rei Pelé em holografia 3D, assim como uma camisa autografada por ele. Já no seu entorno, durante todos os dias de visita, oferece atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis; e criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.

"É com muita alegria e satisfação que aceitamos fazer parte desse projeto patrocinado pela Vale. Nós da secretaria de esporte enxergamos nessa ação uma grande oportunidade para levarmos ao aracruzense mais conhecimento agregado à prática esportiva. Sem dúvida serão cinco dias com muita entretenimento e aprendizado”, destacou o secretário da Semesp, Jonathan Moraes Romanha.

eMuseu do Esporte
O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e seu conteúdo pode ser conhecido, de forma itinerante, na carreta totalmente adaptada. No seu interior estão disponíveis simuladores e vídeos, na união do esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente aprender por meio do acervo histórico sobre as maiores conquistas do esporte nacional. Já foram registras mais de 1 milhão de pessoas que participaram, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão. A ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.

 

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