Centenas de estudantes aracruzenses se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Publicado em: 07 de julho de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Centenas de estudantes aracruzenses se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM), promoveu na noite desta quinta-feira (7), no auditório da igreja Pibara, Centro, uma grande solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2023. Na ocasião, aproximadamente 400 estudantes dos 5º anos das EMEF´s José Marcos Rampinelli, Marechal Costa e Silva, Placidino Passos, Paulo Freire, Samoel Costa, além da EMEFTI Honório Nunes de Jesus e Centro Educacional Colégio Batista receberam a certificação por concluírem as aulas do programa.

Compuseram a mesa das autoridades a secretária Jenilza Spinassé (Semed), a pedagoga Giucirlene Pereira de Bortoli, o diretor escolar Stherson Dias de Almeida, o Presidente da Igreja Pibara, pastor Luciano Estevam Gomes, além do instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo PM Martin Westphal Kelbert. Com o auditório lotado de familiares e amigos dos alunos, a formatura se iniciou com uma atração musical – violão e voz – com o ministro de música, Marcos Paulo Lacerda. Em seguida foi a vez dos atores da Cia de Teatro “Atos da Vida” apresentarem a peça “Ladrão da Alegria”. Na encenação, jovens que ostentam bens nas ruas como celulares de última geração, bolsas, brinquedos, são roubados por um ladrão, que se arrepende e os devolve, mostrando que a verdadeira alegria está no coração de quem aceita Jesus.

Abrindo as falas das autoridades, a secretária Jenilza destacou sua alegria em participar de mais uma solenidade de formatura e agradeceu as parcerias. “É uma grande alegria estar aqui hoje celebrando esse momento tão importante na vida de cada um de vocês, crianças e pré-adolescentes. Queria muito agradecer ao pastor Luciano por mais uma vez nos ceder esse espaço para a solenidade da formatura, além do instrutor do Proerd, Cabo Kelbert, por seu trabalho, que durante uma vez por semana ficava junto a nossos estudantes. Vamos todos dizer não às drogas e à violência. Parabéns também a todos os professores, auxiliares, pedagogos e diretores escolares, pois é por meio do conhecimento que teremos uma sociedade melhor para se viver”, destacou.

O pastor Luciano lembrou de sua infância pobre em uma favela do Rio de Janeiro, e deu um testemunho mostrando que foi um sobrevivente. “Eu nasci em uma favela muito perigosa do Rio de Janeiro. Meus colegas que jogavam bola comigo se envolveram com as drogas, se tornaram bandidos violentos e todos morreram. Hoje, de cada dez adolescentes, sete se envolvem com as drogas. Isto é uma estatística, por isso queria parabenizar essa parceria entre PM e Semed por seus esforços nas escolas. Não se brinca com as drogas. O envolvimento com elas começa com coisas simples, e a família, muitas vezes, é a primeira a iniciar seus filhos no cigarro e álcool. Se afastem dessas coisas, porque, por mais que sejam lícitas, elas são muito prejudiciais à saúde. Eu fui um sobrevivente porque consegui sair desse antro que ninguém merece. Cada uma aqui pode ser aquilo que quiser ser. Estudem muito e acreditem”, enfatizou.

Finalizando as falas, o instrutor do Proerd, Cabo Kelbert, se apresentou ao público falando de sua carreira na polícia, dos perigos da internet e afirmou que a violência não pode ser considerada uma coisa normal. “Sou policial militar há 11 anos, e há um ano estou à frente do Proerd em Aracruz. Antes de ser instrutor nesse programa, trabalhei nas ruas e presenciei todos os tipos de crimes, desde o tráfico a homicídios. Percebi um fator comum entre essas ocorrências, que é justamente o envolvimento com as drogas ou uso irresponsável da bebida alcoólica, responsável por muitos acidentes de trânsito, além de violência familiar. Por isso, quando conheci o Proerd, decidi trabalhar de forma preventiva contra a violência, que não pode ser considerada uma coisa normal. Tudo que fazemos de errado têm consequências negativas que não têm volta. Vivemos um pesadelo com os ataques em novembro do ano passado, o que fez com que toda comunidade escolar ficasse receosa. Isso tem uma coisa em comum, que é o uso da internet. Por isso peço aos pais que se atentem ao que seus filhos estão consumindo, pois existem muitas coisas que são influências negativas”, pontuou.

Após as falas, os alunos que se destacaram na redação, foram chamados à frente para receberem medalhas de reconhecimento. Por meio de um sorteio, um aluno foi escolhido para fazer sua leitura. Todos também receberam certificados no final da solenidade.

As aulas do Proerd
O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada a crianças e adolescentes. Seu objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância em manter-se longe das drogas.

A participação efetiva de professores e pais é considerada indispensável e importante, sendo que o programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes às famílias, escola e comunidade, que favoreçam o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com as drogas e, consequentemente, problemas de comportamento. Todas as aulas são ministradas com base no livro do estudante, elaborado especificamente para esse fim, o qual é distribuído aos alunos de forma unitária.

Compartilhe em suas redes sociais: