CRAS Indígena: projeto de construção é apresentado a lideranças em Caieiras Velha
A Prefeitura de Aracruz apresentou nesta quinta-feira (22) o projeto de construção do Centro de Referência de Assistência Social Indígena. Além de lideranças das aldeias, a apresentação também foi acompanhada por equipes das secretarias de Obras (Semob), de Assistência Social (Semas) e Suprimentos (Semsu).
O CRAS Indígena é um anseio dos povos Tupiniquim e Guarani de Aracruz. Detalhes do projeto, como quantidade de salas, arquitetura e tamanho do espaço foram apresentados na cabana principal da aldeia Caieiras Velha.
“A construção desse CRAS será um avanço. É um projeto fundamental para o desenvolvimento do trabalho que trata das questões sociais das aldeias. Nossa expectativa é avançar com o trabalho que já é desenvolvido”, disse o cacique de Caieiras Velha, Vilmar Benedito de Oliveira.
Segundo a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, o projeto do CRAS indígena está sendo pensado em diálogo com representantes das aldeias para que tudo seja feito de acordo com a realidade e demandas da população do território. “A gente sabe da importância desse equipamento público para as pessoas e a gestão tem compromisso e respeito aos povos indígenas. O projeto, após aprovado, será encaminhado para finalização do termo administrativo e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a contratação da empresa que irá executar a obra”, explicou.
O CRAS Indígena será construído em uma área total de 390 m², na aldeia Caieiras Velha. Será um equipamento de abrangência territorial, ou seja, levará serviços de assistência social a todas as aldeias do município. O CRAS terá salas para atendimentos individuais e coletivos, pátio coberto e descoberto e ainda uma sede de apoio administrativo.
As lideranças que estavam presentes opinaram e deram sugestões para finalização do projeto, que deverá ser aprovado nos próximos dias após ajustes definidos durante a reunião. “O CRAS indígena vai trazer dignidade aos funcionários e principalmente às pessoas que são atendidas”, disse o vereador Vilson Jaguareté.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento