Dia de Campo: evento reúne mais de 500 produtores rurais

A Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promoveu no último sábado (12), um dia dedicado ao café Conilon, produto mais cultivado no município. Mais de 500 produtores estiveram presentes na Fazenda São Geraldo, na Lagoa de Baixo, para acompanhar de perto o que os engenheiros e especialistas no fruto puderam passar sobre o conhecimento e experiência no campo.
Durante o evento, foram abordados temas essenciais para a cafeicultura, como o manejo do fruto e estratégias para proteger a produtividade do café. Também foram apresentados os clones híbridos mais cultivados no município, além de orientações sobre qualidade e nutrição do café Conilon. Os participantes puderam conferir amostras do fruto em diferentes estágios (verde, cereja - ponto ideal para a colheita - e seco), além de degustar a bebida já preparada e servida em garrafa.
O cafeicultor Henrique Almeida falou sobre o evento para os produtores. “Muito boa a iniciativa da secretaria de Agricultura de fazer este evento. Nós, produtores do café, passamos muita dificuldade, pois não é um trabalho fácil. Então, esse é um momento de muito aprendizado para os novos produtores que estão começando agora e para nós também”.
O engenheiro agrônomo e palestrante, Lucas Neves Brochado, explicou sobre a importância para a lavoura. “Meu objetivo foi passar um pouco de conhecimento aos produtores e mostrar sobre o importante produto que é um herbicida para a plantação, que controla plantas daninhas em diversas culturas, não só o café, mas a banana, cana-de-açúcar, citros, entre outros. O cafeicultor precisa ter o conhecimento que toda plantação requer atenção, precisa ter qualidade para que o produto não seja danificado”. Falou ainda como se sentiu em ver a presença do público. “É muito gratificante quando vamos em um lugar palestrar e vemos tantas pessoas do campo, que lida com a terra, que da o suor para cultivar algo, e estamos aqui em parceria com esses produtores”.
Emocionado com o evento, o anfitrião, empresário e produtor rural Marcelo Coelho, agradeceu a presença de todos e falou sobre o desafio de produzir. “Quero aqui, agradecer a todos. Cedi minha fazenda para realizarmos este grande evento, para receber nossos produtores locais, porque sei a importância que esse momento tem. Agradeço a parceria do nosso prefeito Dr. Coutinho, Jeesala, e todos os envolvidos gestão municipal. Não foi fácil chegar onde cheguei, um lugar onde meu querido pai morou e nos deixou para seguirmos. À minha mãe que aqui se faz presente, muito obrigado por tudo. Sabemos que ser produtor rural não é nada fácil, mas quando sabemos onde buscar recurso, afirmo que tudo por crescer. Minha fazenda está de portas abertas aos empresários, aos pequenos, médios e grandes produtores rurais”.
“A secretaria de Agricultura vem trabalhando muito para ajudar todos os nossos produtores rurais, seja em estradas para melhorar no escoamento dos produtos, agricultura familiar, orientação sobre vacinação e na regularização de produção, ampliação do mercado, entre outras ações. Quero agradecer por vocês tornarem esse evento importante para nós. Estamos de portas abertas para sanar dúvidas sobre o meio rural” destacou o titular da pasta, Almir Vianna.
A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, falou sobre oportunidades para os produtores. “Este evento se tornou possível através de vocês, pois sabemos como é importante produzir no campo. Nosso município é rico no setor do agro e queremos que vocês tenham mais oportunidades como esta, onde podem adquirir mais conhecimento, tirar dúvidas, ficar por dentro de tudo que é benéfico para o produtor, pois com estratégia e ação tudo pode acontecer. A secretaria, assim como a prefeitura, continua de portas abertas para vocês”.
“1 Tessalonicenses 5,18 ‘em tudo dai graças’. Começo com essa frase da bíblia tão rica, pois se nada demos graças, nossa vida não vai a frente. Como é bom vermos isso colocado em prática. Quero agradecer ao nosso secretário de Agricultura que vem trabalhando muito para tornar tudo palpável aos nossos produtores que são motores para o nosso município e para o Brasil. Quando entramos na fase da pandemia, tudo parou, mas, os nossos produtores continuaram, plantando, colhendo e entregando. O único setor que manteve o mundo girando, fazendo o alimento chegar em nossas casas, em nossas mesas, foi o agro. Tenham perseverança por que são vocês que nos mantêm”, finalizou o prefeito Dr. Coutinho
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração a etnia, gestão entrega patrulha mecanizada
- Fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio da Formação Continuada
- Carreta da beleza chega a Aracruz para qualificar e inspirar novos profissionais
- Cultura: evento de grande potencial mira o município
- Projeto "Estreitando Laços" da Emef Marechal Costa e Silva convida pais para uma partilha de páscoa e uma sessão de cinema com a escola
- Esporte: Mais de 200 atletas disputaram os primeiros lugares no Copa Aracruz de Futevôlei