Participe do 2º Mutirão de Limpeza do manguezal da reserva do Piraquê-Açu
Acontece no dia 26 de julho o 2º Mutirão de Limpeza do Manguezal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim. A realização é da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
O evento é aberto ao público e para participar é necessário realizar a inscrição prévia, pelo link: https://forms.gle/wkh2pm2SE2nFG7nE6
A saída para a ação de limpeza do manguezal será às 8h. O ponto de encontro fica no Porto do Agrião, na localidade de Córrego Fundo. Clicando aqui você acessa a localização exata.
Um dia no parque
O 2º Mutirão de Limpeza do Manguezal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim coloca Aracruz no calendário da campanha “Um Dia no Parque”, realizada em todo Brasil no mês de julho através da iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.
O objetivo principal é incentivar famílias e comunidades a explorarem as maravilhas das Unidades de Conservação (UCs), como parques e reservas. Visitar uma Unidade de Conservação é conectar-se com a natureza, com a história e cultura de um povo. Um Dia No Parque celebra as Unidades de Conservação e o sentimento de pertencimento ao incentivar a visitação nas UCs que ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do Brasil.
A importância dos manguezais
Os manguezais desempenham funções ecossistêmicas fundamentais à vida marinha por serem berçários de muitas espécies, além de fundamentais na captação de carbono para reduzir os efeitos da mudança climática. Os manguezais ainda protegem as áreas costeiras e, em Aracruz, muitas comunidades tradicionais têm seu modo de vida ligado aos manguezais. No entanto, esses ecossistemas são vulneráveis às ações humanas, e o depósito de lixo nessas regiões é uma questão que compromete toda vida desses ecossistemas.
O piraquê-Açu
O manguezal dos Rios Piraquê Açu - Mirim se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade e importância para a sociedade local. A reserva tem o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem no entorno.
SERVIÇO:
2º Mutirão de Limpeza do Manguezal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim
Quando: 26 de julho (quarta-feira)
Horário: saída às 8h e previsão de término às 11h
Ponto de encontro: Córrego Fundo (Porto do Agrião)
Localização: https://maps.apple.com/?ll=-19.872413,-40.279617&q=Aracruz&t=h)
Inscrições: https://forms.gle/wkh2pm2SE2nFG7nE6
* Com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam)
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica