Profissionais da Saúde e da Assistência Social participam de capacitação para melhor atender as demandas da tragédia de Coqueiral
Com o objetivo de aprimorar o atendimento dos profissionais da Saúde e da Assistência Social após a tragédia nas escolas de Coqueiral, na tarde desta sexta-feira (6), aconteceu uma capacitação no Salão da Igreja Católica da referida comunidade.
Cerca de 30 profissionais, entre Médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, estiveram presentes para aprender novas técnicas de atendimento de toda população de forma mais humana e para que haja uma acolhida da população aracruzense.
A capacitação, que foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), também mostrou como os profissionais devem fazer o matriciamento ou apoio matricial, que é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes atuam num processo de construção compartilhada a fim de criar propostas de intervenção. Ou seja, os profissionais irão realizar o atendimento com olhar mais criterioso para que, na prática, não seja criada uma demanda em outra área sem a real necessidade, como, por exemplo, um encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
De acordo com a referência técnica em Saúde Mental da Sesa, que atua na Região Metropolitana, esse é um momento de rever as práticas. “Ter um olhar mais ampliado para as demandas, principalmente dessa natureza, como a de Aracruz, é primordial para que o andamento dos trabalhos aconteçam com êxito, olhando para a população como um todo. Além disso, também será de crescimento profissional e pessoal, adquirindo novas técnicas para que, lá na frente, possamos atuar dessa forma, repensando as nossas práticas”, disse.
“Devemos sempre atuar com um olhar mais humano, além do que requer o atendimento na área da saúde. É muito importante que tenhamos esse manejo e atuar de forma matricial para com os pacientes. A partir dessa capacitação, cada profissional poderá olhar para o paciente de forma diferente, principalmente aqueles que, direta ou indiretamente, foram atingidos com a tragédia. Ainda temos muitas demandas vindas a partir do ocorrido e é preciso nos unirmos para que essas pessoas não tenham gatilhos, como vem acontecendo com muitos estudantes e profissionais da Educação”, comentou a subsecretária da Saúde, Juliana Baioco.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coqueiral agora vai contar com atendimento psiquiátrico todas segundas, quartas e sextas-feiras para que os pacientes sejam melhor avaliados com o objetivo de ajudar a superar a tragédia.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica