Servidor: Plano de Trabalho para elaboração do Plano de Cargos e Carreiras foi entregue à gestão

Publicado em: 25 de agosto de 2022
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Humberto De Marchi
Servidor: Plano de Trabalho para elaboração do Plano de Cargos e Carreiras foi entregue à gestão

Mais um passo foi dado na modernização da gestão e valorização de mais de 2.600 servidores públicos efetivos da Prefeitura de Aracruz. Na tarde desta quinta-feira (25), no Gabinete do Prefeito, foi entregue o Plano de Trabalho para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Estatutos dos Servidores Públicos. 

Participaram o prefeito Dr. Coutinho, o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho; o procurador-geral, Thiago Pierote; a subsecretária da Semad, Daniela Cavalheri; o gerente de Recursos Humanos, Jhonny Soldera; o presidente do Sindicato dos Servidores (Sisma), Jorge Nascimento, o representante da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Alvim Borges, além de servidores que compõem a Comissão Técnica Municipal para Acompanhamento. 

Dentre os objetivos apresentados, o estudo visa analisar a capacidade institucional da prefeitura, identificar as atividades laborais passíveis de serem terceirizados, revisar as normas que dizem respeito aos servidores públicos efetivos, alterar os estatutos dos servidores públicos municipais que forem impactados com o Plano de Cargos e Carreiras, oferecer oportunidades de desenvolvimento por meio de uma carreira estruturada, bem como criar mecanismos para atrair, manter, desenvolver e engajar os profissionais-alvos do estudo. 

Com um prazo de até 360 dias para a conclusão do estudo, as etapas consistem no Planejamento, Diagnóstico (entendimento da realidade organizacional), Proposições (propostas de realinhamento institucional), Validação (aprovação pelos setores competentes) e Publicização (minuta do projeto de lei). Dessa forma, a equipe que atuará diretamente no estudo, fará uma análise minuciosa das pessoas e atuações de cada função dentro da prefeitura. 

De acordo com o secretário da Semad, a gestão aposta num plano efetivo. “Ao contratarmos o serviço, priorizamos o servidor público municipal efetivo que já vem com uma defasagem salarial, mas que seja feito de forma eficiente e sustentável para o serviço público. Queremos que o servidor seja valorizado e que tudo seja feito de forma responsável. Mantermos o bom relacionamento, diálogo e proporcionar um plano de cargos e salários justo para quem faz o serviço funcionar de forma plena é primordial. Só conseguimos fazer isso com um bom planejamento orçamentário, reduzindo gastos, fazendo uma gestão responsável e transparente”, disse Marcus Coelho. 

“Esperamos que esse plano venha fazer a diferença na vida profissional dos servidores efetivos, e a gestão tem dialogado bastante com o Sindicato. Com diálogo e parceria, estamos conseguindo muitas coisas boas para o servidor com muita competência técnica e valorização daqueles que atuam diariamente em prol da municipalidade. Os avanços já apresentados até aqui foram muito significativos e temos certeza que esse será um plano que atenderá as nossas expectativas”, comentou o presidente do Sisma, Jorge Nascimento. 

O prefeito Dr. Coutinho ressaltou que todas as ações do Executivo são pautadas na responsabilidade e na valorização. “Queremos para os nossos servidores um plano justo, efetivo e que fique bom para todos os lados. Com toda certeza esse plano ficará marcado na história, afinal, temos servidores esperando por essa valorização há mais de 20 anos. Como sempre digo, apostamos numa gestão mais humanizada e, para isso, precisamos que nossos colaboradores, que são a locomotiva da prefeitura, recebam de nós, o mínimo. É através de cada servidor que os resultados aparecem em cada serviço e obra executada nos quatro cantos de Aracruz”.

Compartilhe em suas redes sociais: